top of page
PALESTRANTES CONFIRMADOS
José Maria Landim Dominguez
download.jpg

Concluiu a graduação em geologia pela Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o Mestrado em Geologia, área de concentração em Sedimentologia. Concluiu seu doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Sciences da Universidade de Miami em 1987. Atualmente é professor titular em Geologia Costeira e Sedimentar da Universidade Federal da Bahia e coordena o inct AmbTropic - Ambientes Marinhos Tropicais. Atua nas áreas de Oceanografia, Geologia Marinha e Geologia Costeira. Seus principais interesses em pesquisa são: Origem e Evolução da Zona Costeira e Plataforma Continental, Variações do Nívels do Mar, Dinâmica Costeira, Sedimentação Marinha, Erosão Costeira e Sedimentação Deltáica. (Fonte: Currículo Lattes)

Junia Kacenelenbogen Guimarães
Junia.jpg

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, oceanografia geológica, sedimentologia e estratigrafia. (Fonte: Currículo Lattes)

Heloisa Helena Gomes Coe
heloisa_coe.gif

Possui Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2009), tendo feito parte de seu doutorado no CEREGE, França, e Mestrado em Géographie Physique - Universite de Strasbourg I, França. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é Procientista, e professora credenciada do Corpo Permanente da Programa de Pós-graduação em Dinâminca dos Ocenos e da Terra, do Departamento de Geologia da UFF. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleoambientes e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: reconstituições paleoambientais, fitólitos, bioindicadores, Biogeografia, Quaternário, região de Cabo Frio e vegetação xerófila. É líder do Núcleo de Estudos Paleobiogeoclimáticos (NEPaleo), do diretório de grupos de pesquisas do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Rosemeri Melo E Souza
Rosealmare.2017_jpg.jpg

Pesquisadora do CNPq e Professora Associada do Departamento de Engenharia Ambiental da UFS. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) pela GPEM/The University of Queensland, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável/Gestão Ambiental (UnB) com estágio doutoral Grupo DILIF da Universidade de Lisboa, Portugal.  Integra a Rede de Monitoramento de Hábitats Bentônicos (ReBentos/GT MM) vinculada à Rede Clima/MCT e a Rede de Meio Ambiente da América Latina (REIMA). Atua em Geografia Física, com ênfase em Biogeografia e Ciências Ambientais, nos temas: Fitoindicação e Mudanças Ambientais, Avaliação/Monitoramento do Meio Biofísico, Mangrove; Conflitos Ambientais.(Fonte: Currículo Lattes)

Neise Mare de Souza Alves

97db4c75-bbb3-437d-8b56-1a4065d51e78.jpg

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe e Membro do Grupo de Pesquisa DAGEO - Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (UFS/CNPq). Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Licenciatura e Bacharelado; Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador; Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente, na área de concentração - Geomorfologia, pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Geografia, na linha de pesquisa - Dinâmica ambiental, pela Universidade Federal de Sergipe. Atua na área da Geografia Física/Geomorfologia, trabalhando com os temas: Análise da dinâmica geoambiental, Estudo da Geomorfologia do Quaternário, Análise e gestão de bacias hidrográficas, Ordenamento territorial.(Fonte: Currículo Lattes)

Alina Sá Nunes
servletrecuperafoto.gif

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora do Curso de Ciências Biológicas da UNIME- União Metropolitana Para Educação e Cultura. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Pesca artesanal, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: Plataforma continental, Geologia Marinha, Estudo das Paisagens Submarinas, Atividade Pesqueira, Pesca Artesanal, Áreas Marinhas Protegidas, Ecologia de Peixes Demersais.(Fonte: Currículo Lattes)

Antônio Jeovah de Andrade Meireles
servletrecuperafoto.gif

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D (Texto informado pelo autor).

70e3299a-947c-44f6-85d8-3386c1fe89e8.jpg

cenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1971) e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1984), Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1988) e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/SP(1998). Pós- Doutora no PPGG da Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe e orientadora nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia. Docência em fotointerpretação, cartografia ambiental, pesquisa geográfica, geomorfologia e dinâmica ambiental, planejamento ambiental, zoneamento ecológico-econômico e ordenamento territorial. Atuação como Geógrafa em planos diretores municipais e de recursos hídricos, laudos e pareceres técnicos, licenciamento ambiental, estudos de expansão e dinâmica urbano-ambiental e impacto de vizinhança, saneamento ambiental e meio ambiente litorâneo (Texto informado pelo autor). 

Rosalvo de Oliveira Junior
20429986_10214088108061031_8363082407580

Atualmente é Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado da Bahia (cargo efetivo) da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia - SEMA, lotado na Superintendência de Políticas e Programas Ambientais - SPA/SEMA. Já foi assessor especial da Diretoria-Geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, órgão vinculado à SEMA. Deu aulas como professor - contratado (10 horas) da Faculdade das Cidades na disciplina Meio Ambiente Ecologia 1, do curso de especialização em gestão ambiental. Tem experiência em gestão pública de meio ambiente, especialmente nas áreas de formulação de políticas ambientais, gestão ambiental, ordenamento e planejamento territorial. E trabalhou em 2012, 2013 e 2014 na equipe do Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE do Estado da Bahia. (Fonte: Currículo Lattes)

Adryane Gorayeb Nogueira Caetano
servletrecuperafoto.jpg

Professora Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento, coordenou de 2015 a 2017 a Pós-Graduação em Geografia (nota 6/CAPES) onde atualmente é vice-coordenadora, é membro do Conselho Universitário CONSUNI e editora de seção da Revista Mercator (Qualis/CAPES A1). Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado há quase uma década nas temáticas de gerenciamento integrado de bacias hidrográficas, mapeamento colaborativo, cartografia social e impactos socioambientias da energia eólica. Em 2016, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA na temática de Energias Renováveis com bolsa do CNPq e, atualmente, coordena/ gerencia dois projetos de caráter internacional com pesquisadores daquela universidade: Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste: perspectivas para a construção de uma visão integrada da produção de energia limpa no Brasil (CAPES/PVE) e Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense (MCTIC/CNPqNEXUS I n. 19/ TEXAS A&M/ UNIVERSITY OF BATH).

bottom of page